quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Seminário

Minha reflexão sobre o texto de Sérgio Roberto Costa:
Interação, Alfabetização e Letramento:
uma proposta de/para alfabetizar, letrando



Imagem retirada da internete

      No decorrer da disciplina Tendências Atuais Em Língua Portuguesa I, dentre alguns assuntos abordados, observamos a necessidade de rever alguns conceitos no que diz respeito à alfabetização e letramento. Segundo Sérgio Roberto Costa, não é recente a ideia de que o analfabetismo no Brasil deve ser erradicado e para isso, alguns programas foram criados com o intuito de resolver o problema. Em particular o autor cita o Programa Brasil Alfabetizado. Programa criado para alfabetizar adolescentes e adultos. Sérgio Roberto nos chama a atenção para alguns aspectos importantes nesse programa, além de apresentar dados e nos levar a uma reflexão sobre esse assunto que é de extrema importância.
      O autor aponta dois aspectos que devem ser observados nesse programa. Um desses aspectos é acabar com o analfabetismo no sentido tradicional e letrar os analfabetos funcionais. O autor também nos aponta dados importantes publicados em jornais no ano de 2003, falando sobre o problema no Brasil com relação aos analfabetos funcionais.
      Uma das manchetes dos jornais trás a notícia de que a educação do Brasil é a 45ª entre 48 países (Diário de São Paulo). A reportagem fala que infelizmente no Brasil grande parte dos estudantes são analfabetos funcionais, ou seja, eles conseguem ler e escrever (conhecem os códigos), mas não são capazes de interpretar textos. Esse problema acontece devido a alguns fatores, como por exemplo, as altas taxas de repetência os projetos de aceleração, a evasão escolar etc.
      Após, esse pequeno resumo o autor propõe a melhoria do processo de construção da alfabetização e para isso ele apresenta alguns conceitos como: Conceitos de interação, conceitos de alfabetização e letramento e conceitos de gêneros discursivos e textuais. Vou me ater a dois tópicos que acredito ser de grande importância. São eles: Conceitos de interação e conceitos de alfabetização e letramento.

Conceito de interação:

a)         Interação é um termo que vem sendo usado desde a década de 70 na literatura psicolingüística e antropológica.
•          Na linha comunicativo etnográfico interacionista a interação social é interpretada como andaime facilitador.
•          Na linha sócio-construtivista a interação social é a gênese da aquisição da aprendizagem.
•          O papel da interação social no desenvolvimento da cognição, da aprendizagem e do conhecimento está ligado a relação entre fala externa e o pensamento (fala) interior, isto é, como a fala externa afeta o interior. Nesse sentido Piaget e Vygotsky se diferenciam.

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Algumas divergências entre Piaget e Vygotsky:

      Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como ser vivo, atento que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto algumas diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. As principais delas são:

Quanto ao papel da aprendizagem

       Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isto, ele minimiza o papel da interação social. Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.

Quanto ao papel da linguagem no desenvolvimento e quanto à relação entre linguagem e pensamento

      Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que é apenas uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensório-motores e não da linguagem. Está só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois, aos processos de pensamento. A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos.
      Para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget postula, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquiri uma função central do desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.

b)         Conceito de alfabetização e letramento:

•          Segundo o dicionário Aurélio analfabeto é aquele que vive em estado ou condição de quem não sabe ler nem escrever.
            O que é letramento?

•          No sentido tradicional escolar o termo alfabetização foi usado para separar grupos letrados e não letrados nas sociedades que usam a escrita.
•          Segundo o Aurélio letrado é aquele que é versado em letras, erudito. Iletrado é aquele que não tem conhecimentos literários, ou aquele, no sentido literal da palavra letra, que não a domina total ou quase totalmente.
•          A concepção de letramento vai além do saber ler escrever, pois implica saber fazer uso freqüente e competente da leitura e da escrita, individual ou socialmente.










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