Refletindo sobre o
texto 2:
Das Aprendizagens
e das Metodologias de Ensino...
Dilemas da gestão
escolar
Não é de
hoje que temos ouvido falar que é preciso rever alguns conceitos, ideologias e
métodos existentes nos exercícios educativos e que é necessário romper com as práticas
pedagógicas tradicionais. Analisando o quadro atual da educação é perceptível a
necessidade que haja realmente uma mudança se quisermos promover uma educação
que forme alunos que pensem criticamente, e professores que consigam refletir
sobre suas práticas e o texto de Amélia Escotto do Amaral Ribeiro traz grandes contribuições
para que se possa pensar e aplicar nessas mudanças. Cito, por tanto, alguns
pontos, algumas metodologias contidas no texto que penso ser importante.
Em
primeiro lugar, como foi exposto no parágrafo anterior pode-se observar que a
questão da educação precisa passar por mudanças. A autora cita que o texto em
questão mostra os dilemas da gestão escolar no que diz respeito a oferecer
experiências de aprendizagens significativas para os alunos e adotar posturas
administrativo-pedagógicas e metodológicas pautadas na ideia de pluralidade.
É apontada
a necessidade de se destacar alguns aspectos ético-morais exigidos num
profissional do próximo milênio como leveza, rapidez, exatidão visibilidade e
multiplicidade. Essas características e /ou valores, podem ser aplicadas no
contexto escolar.
Amélia
Escotto leva-nos a refletir e repensar o papel da escola num contexto de mundo
onde as coisas mudam com muita rapidez. Ela chama a atenção ao fato de que o
professor deve estar atento a essas mudanças afim de, dominar essas inovações e
utilizá-las nas experiências de aprendizagem, porém essa aprendizagem precisa
ser significativa, ou seja, o aluno precisa atribuir um significado aos
conteúdos apresentados pelos professores o que não quer dizer que aluno e
professor terão as mesmas percepções. O professor às vezes espera uma resposta
do aluno, mas nem sempre esse resultado é alcançado. Cabe ao educador, “guiar,
conduzir” o aluno nesse processo e isso terá resultados significativos se o
professor planeja suas atividades. Por exemplo, o educador deve pensar na
finalidade educativa pretendida, no tempo das atividades na organização etc.
Vejamos alguns exemplos que podem auxiliar no processo de alfabetização:
Vejamos alguns exemplos que podem auxiliar no processo de alfabetização:
Outro dado
importante levantado pela autora concernente a metodologia é a reflexão. É
através da reflexão ou auto-reflexão que podemos ter acesso a várias
interpretações. A Reflexão traz sentido e objetivo a educação. Esses objetivos
são; a formação do sujeito, a construção de sua identidade, o desenvolvimento
pessoal, a socialização o desenvolvimento cultural etc.
É possível notar nessa breve apresentação
que muito ainda precisa ser feito para que haja uma mudança significativa na
área da educação. É preciso que haja interesse e persistência para se buscar
alternativas que estabeleçam uma pedagogia que forme pessoas capazes de não só
atender as exigências do mundo do trabalho como também ser ético e crítico.
Apresentação de seminário
Nenhum comentário:
Postar um comentário