quarta-feira, 3 de outubro de 2012



Refletindo sobre o texto 2:
Das Aprendizagens e das Metodologias de Ensino...
Dilemas da gestão escolar
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro



                                                
                                               Foto retirada da internet




      Não é de hoje que temos ouvido falar que é preciso rever alguns conceitos, ideologias e métodos existentes nos exercícios educativos e que é necessário romper com as práticas pedagógicas tradicionais. Analisando o quadro atual da educação é perceptível a necessidade que haja realmente uma mudança se quisermos promover uma educação que forme alunos que pensem criticamente, e professores que consigam refletir sobre suas práticas e o texto de Amélia Escotto do Amaral Ribeiro traz grandes contribuições para que se possa pensar e aplicar nessas mudanças. Cito, por tanto, alguns pontos, algumas metodologias contidas no texto que penso ser importante.
      Em primeiro lugar, como foi exposto no parágrafo anterior pode-se observar que a questão da educação precisa passar por mudanças. A autora cita que o texto em questão mostra os dilemas da gestão escolar no que diz respeito a oferecer experiências de aprendizagens significativas para os alunos e adotar posturas administrativo-pedagógicas e metodológicas pautadas na ideia de pluralidade.




      É apontada a necessidade de se destacar alguns aspectos ético-morais exigidos num profissional do próximo milênio como leveza, rapidez, exatidão visibilidade e multiplicidade. Essas características e /ou valores, podem ser aplicadas no contexto escolar.
      Amélia Escotto leva-nos a refletir e repensar o papel da escola num contexto de mundo onde as coisas mudam com muita rapidez. Ela chama a atenção ao fato de que o professor deve estar atento a essas mudanças afim de, dominar essas inovações e utilizá-las nas experiências de aprendizagem, porém essa aprendizagem precisa ser significativa, ou seja, o aluno precisa atribuir um significado aos conteúdos apresentados pelos professores o que não quer dizer que aluno e professor terão as mesmas percepções. O professor às vezes espera uma resposta do aluno, mas nem sempre esse resultado é alcançado. Cabe ao educador, “guiar, conduzir” o aluno nesse processo e isso terá resultados significativos se o professor planeja suas atividades. Por exemplo, o educador deve pensar na finalidade educativa pretendida, no tempo das atividades na organização etc.

Vejamos alguns exemplos que podem auxiliar no processo de alfabetização: 



      Outro dado importante levantado pela autora concernente a metodologia é a reflexão. É através da reflexão ou auto-reflexão que podemos ter acesso a várias interpretações. A Reflexão traz sentido e objetivo a educação. Esses objetivos são; a formação do sujeito, a construção de sua identidade, o desenvolvimento pessoal, a socialização o desenvolvimento cultural etc.
      É possível notar nessa breve apresentação que muito ainda precisa ser feito para que haja uma mudança significativa na área da educação. É preciso que haja interesse e persistência para se buscar alternativas que estabeleçam uma pedagogia que forme pessoas capazes de não só atender as exigências do mundo do trabalho como também ser ético e crítico.  



Apresentação de seminário





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