quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Minha avaliação



      No decorrer do curso de pedagogia aqui na FEBF me deparei com várias experiências. Umas não tão boas, e outras muito significativas. Experiências essas que me levaram a rever alguns conceitos, como por exemplo, a questão da avaliação. E é nesse contexto de experiências positivas que se insere o uso do portfólio eletrônico como uma alternativa de avaliação. 
      Confesso que de início tive um pouco de receio e achei meio estranho a ideia de criar um blog, e postar ali as minhas reflexões sobre os textos indicados em sala de aula, então, pude comprovar que, apesar de falarmos sempre de autonomia etc. na prática é que podemos ver que ainda chegam até nós os reflexos da educação tradicional. Digo isso porque como citei anteriormente, a ideia de criar um blog, ter a liberdade de expressar meus pensamentos, estar constantemente me auto-avaliando, refletindo sobre os textos, criticando  e repensando sobre o que produzi etc. me trouxe estranhamento, uma vez que foi inculcado em nós a ideia de que, cabe ao aluno reproduzir o que é transmitido pelo educador(a) e ao educador (a) compete avaliar o que havíamos produzido. Ao final de tudo o que restava para nós (alunos/as), era receber as notas. 
      Com a criação do blog colocamos em prática muito do que estamos aprendendo aqui na FEBF. Um exemplo disso é o fato de estarmos utilizando novas tecnologias. Isso nos levou a compreensão da importância do blog, pois, é nele que unimos teoria e prática.  A partir do momento em que começamos a utilizar o blog como alternativa de avaliação, começamos a entender a sua importância no nosso processo de aprendizagem. É uma pena que muitas vezes encontramos dificuldades em usar os computadores da sala revoluti, pois os mesmos, muitas vezes não funcionavam e quando funcionavam não havia acesso a internet etc. Porém não posso deixar de dizer que foi realmente muito bom fazer essa disciplina e sei que no futuro ao olhar para as postagens que fiz, poderei ver o quanto evoluí, e o que posso fazer para melhorar.

Esse link é para quem quiser saber mais sobre a revoluti http://www.revoluti.com.br/

Um comentário:

  1. Anailza, sua avaliação ficou bastante consistente! Parabéns! Acredito que a experiência tenha valido a pena...

    Parabéns!
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir