sexta-feira, 5 de outubro de 2012



Texto: 4
A escola na Sociedade da Informação:
Tecnologias, ferramentas e criatividade...
Em busca de uma alfabetização digital

Ângela Maria Patrício Costa
Márcia Cristina Saldanha Dória
Silvia Regina Lanção Lima
Simone da cunha Diaz


Imagem retirada da internete


 Como citei em postagens anteriores, o mundo tem passado por grandes transformações de maneira muito rápida. Novas tecnologias vêm sendo utilizadas em todo mundo e isso por conta da globalização. Cada vez mais cedo as crianças estão entrando em contato com essas novas tecnologias e tendo acesso cada vez mais a muitas informações. Cabe a escola, aos educadores etc. entender essa nova realidade e usar essas novas tecnologias como ferramentas que podem contribuir para suas práticas pedagógicas.
      Para que o aluno aproprie-se da leitura e da escrita várias alternativas foram mencionadas em nossos estudos como, por exemplo, teatrinho com fantoches, o uso de historinhas, desenhos, brincadeiras, poemas, receitas e etc. O texto em questão aponta que a escola Tic Tic Tac obteve experiências bem sucedidas com a inserção do computador e da informática como maneira de obter conhecimento.
      No decorrer do curso de pedagogia da FEBF podemos perceber a necessidade de proporcionar aos educandos novas alternativas que levem a construção de seus conhecimentos. Mas em primeiro lugar temos que ter em mente que para essas mudanças acontecerem é preciso que haja uma revolução também nas propostas pedagógicas. O professor deve buscar atualizar-se, estar constantemente se alto - avaliando, respeitar o conhecimento prévio da criança, atentar para a realidade de seus alunos etc.
      Não é um descuido, ou mera repetição. Sempre posto em minhas reflexões o dever que temos de rever as nossas práticas. Faço isso porque esse pensamento deve ser o nosso objetivo a ser alcançado.

Conheça uma pouco mais da Escola Tic Tic Tac acessando o link abaixo



Nenhum comentário:

Postar um comentário