quinta-feira, 19 de abril de 2012

A importância do Portfólio eletrônico na formação de professores

      Nos dias atuais, muito se tem falado em romper com as barreiras do tradicionalismo. Não é raro haver nas nossas vivências acadêmicas, debates sobre aquilo que aprendemos em sala de aula (como alunos de pedagogia) e aquilo que praticamos também em sala de aula (como professores). Esse debate realmente se faz necessário, uma vez que a realidade das salas de aula é bem diferente do que temos visto na teoria. Ficam então os seguintes questionamentos; como colocar em prática o que aprendemos? Como romper de fato com o tradicionalismo que infelizmente ainda é reproduzido? E é através das minhas impressões sobre esse assunto que faço essa postagem.
         Tenho notado no decorrer do curso de pedagogia que há um grande esforço por parte dos professores acadêmicos em promover ações que nos levem a refletir sobre as nossas futuras práticas enquanto futuros educadores (e alguns já exercem a função de professores, o que não é o meu caso) e uma dessas ações dizem respeito à problematização da avaliação. Analisando de maneira crítica a questão da avaliação percebo que no decorrer dos anos ela tem sido usada como meio de classificação, exclusão e porque não dizer, de reprodução e reafirmação de ideologias das classes hegemônicas?
      Percebi através do texto analisado que devemos passar da avaliação classificatória para a avaliação formativa. A avaliação formativa surge com o intuito de construir novas alternativas de avaliação e como exemplo disso discutimos sobre a importância do portfólio eletrônico.
      Através da avaliação formativa os professores podem estar constantemente reavaliando suas práticas, a fim de encontrar a melhor forma de ajudar seus alunos a sanar as dificuldades de aprendizado. A avaliação formativa também contribui para orientar o aluno, pois ele pode perceber o que de fato tem aprendido o que não tem aprendido e como ele pode corrigir tais erros etc. Segundo o professor Ivanildo Amaro de Araújo (ano, p.174) a avaliação formativa requer que as atitudes, os comportamentos, as visões sejam transformadas. Assim, os “erros” dos alunos não são elementos direcionadores da punição, da repreensão. É baseado nessa concepção que se insere o uso do portfólio eletrônico.
      É interessante como nós seres humanos (ou talvez nós brasileiros) temos a tendência de naturalizar tudo sem ao menos questionar, porém com o passar do tempo, tenho aprendido que é preciso problematizar ainda mais as relações que são estabelecias no âmbito escolar e olhar com olhar crítico aquilo que as vezes passa por natural. A regra que se estabeleceu é que devemos ser avaliados pelos outros e não por nós mesmos, talvez por isso achamos estranho o fato de nós mesmos nos avaliarmos. Daí a importância da construção do portfólio eletrônico, pois através das reflexões produzidas por nós mesmos é que amadurecemos ideias esclarecemos questionamentos e passamos de meros ouvintes a observadores nos tornando participantes da construção do conhecimento e além disso, passamos a nos auto-organizar.
      O portfólio eletrônico nos leva ao pensamento crítico e nos incentiva a utilizar e dominar diversos recursos digitais, etc. Em fim o portfólio nos permite demonstrar descrever e registrar todo o nosso processo de desenvolvimento, assim como as nossas experiências, sejam elas boas ou não tão boas, afim de, através da auto-avaliação aprimorarmos a cada dia o nosso conhecimento.  


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