A importância do Portfólio eletrônico na formação de professores
Nos dias atuais, muito se tem falado em
romper com as barreiras do tradicionalismo. Não é raro haver nas nossas
vivências acadêmicas, debates sobre aquilo que aprendemos em sala de aula (como
alunos de pedagogia) e aquilo que praticamos também em sala de aula (como
professores). Esse debate realmente se faz necessário, uma vez que a realidade
das salas de aula é bem diferente do que temos visto na teoria. Ficam então os
seguintes questionamentos; como colocar em prática o que aprendemos? Como
romper de fato com o tradicionalismo que infelizmente ainda é reproduzido? E é
através das minhas impressões sobre esse assunto que faço essa postagem.
Tenho notado no decorrer do curso de pedagogia que há um grande esforço por parte
dos professores acadêmicos em promover ações que nos levem a refletir sobre as
nossas futuras práticas enquanto futuros educadores (e alguns já exercem a
função de professores, o que não é o meu caso) e uma dessas ações dizem
respeito à problematização da avaliação. Analisando de maneira crítica a questão da avaliação percebo que no decorrer dos anos ela tem sido usada como meio de classificação, exclusão e porque não
dizer, de reprodução e reafirmação de ideologias das classes hegemônicas?
Percebi através do texto analisado que
devemos passar da avaliação classificatória para a avaliação formativa. A
avaliação formativa surge com o intuito de construir novas alternativas de
avaliação e como exemplo disso discutimos sobre a importância do portfólio
eletrônico.
Através da avaliação formativa os
professores podem estar constantemente reavaliando suas práticas, a fim de
encontrar a melhor forma de ajudar seus alunos a sanar as dificuldades de
aprendizado. A avaliação formativa também contribui para orientar o aluno, pois
ele pode perceber o que de fato tem aprendido o que não tem aprendido e como
ele pode corrigir tais erros etc. Segundo o professor Ivanildo Amaro de Araújo
(ano, p.174) a avaliação formativa requer que as atitudes, os comportamentos,
as visões sejam transformadas. Assim, os “erros” dos alunos não são elementos
direcionadores da punição, da repreensão. É baseado nessa concepção que se
insere o uso do portfólio eletrônico.
É interessante como nós seres humanos (ou
talvez nós brasileiros) temos a tendência de naturalizar tudo sem ao menos
questionar, porém com o passar do tempo, tenho aprendido que é preciso
problematizar ainda mais as relações que são estabelecias no âmbito escolar e
olhar com olhar crítico aquilo que as vezes passa por natural. A regra que se
estabeleceu é que devemos ser avaliados pelos outros e não por nós mesmos, talvez
por isso achamos estranho o fato de nós mesmos nos avaliarmos. Daí a
importância da construção do portfólio eletrônico, pois através das reflexões
produzidas por nós mesmos é que amadurecemos ideias esclarecemos
questionamentos e passamos de meros ouvintes a observadores nos tornando participantes
da construção do conhecimento e além disso, passamos a nos auto-organizar.
O portfólio eletrônico nos leva ao pensamento crítico e nos incentiva a utilizar e
dominar diversos recursos digitais, etc. Em fim o portfólio nos permite
demonstrar descrever e registrar todo o nosso processo de desenvolvimento,
assim como as nossas experiências, sejam elas boas ou não tão boas, afim de,
através da auto-avaliação aprimorarmos a cada dia o nosso conhecimento.
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