Debate 2
Minhas reflexões sobre o texto de Suely Amaral Melo:
Minhas reflexões sobre o texto de Suely Amaral Melo:
O Processo de
aquisição da escrita
na educação infantil
Contribuições de
Vygotsky
Ao analisar o texto sobre o processo de aquisição da escrita de Suely Amaral Melo, podemos encontrar muitos
argumentos que mostram que o que se tem feito na educação infantil e no ensino
fundamental tem se tornado ultrapassado diante de tantos conhecimentos novos. É
através de pesquisas e estudos baseados nas teorias de Vygotsky que podemos compreender que o desenvolvimento da
criança é constituído por fases e é preciso respeitar tais fases dando a
criança oportunidades de desenvolvimento.
A partir do momento em que entramos em
contato com esses novos conhecimentos passamos a reavaliar nossas práticas
pedagógicas e percebemos então, que ao ensinar, estamos fazendo isso de maneira
automática e levando nossos alunos a também aprenderem a escrita de forma automática,
ou seja, a criança aprende a escrever sem entender o que escreveu e para que
escreveu.
Outro ponto extremamente importante que a
autora nos trás é o fato de estarmos antecipando já na educação infantil a
escolarização da criança, fazendo com que ela entre em contato muito cedo com
as práticas mecânicas da escrita, sem levar em conta que nessa fase a criança
deveria estar brincando.
Existem diferentes tipos de linguagens e
as brincadeiras, os gestos, as atitudes, as atividades de livre expressão e
etc. são tipos de linguagens que antecedem a aquisição da escrita. Atividades
como, desenho, pintura, teatro de fantoches, música, jogos, modelagem, brincar
de faz-de-conta, dança, contar e reproduzir historinhas são essenciais para a
formação da identidade, da inteligência e da personalidade da criança. No
entanto, em algumas instituições essas atividades vêm perdendo espaço na
educação infantil, quando na verdade, elas deveriam estender-se até o ensino
fundamental.
Nota-se a importância de realizar as atividades
da educação infantil também no ensino fundamental, porém para que isso aconteça
é preciso que haja uma mudança nas mentalidades dos pais e até mesmo
professores, pois alguns acreditam que tais atividades são inúteis e que o mais
importante é que a criança entre em contato com o modo sistemático da escrita
de maneira precoce, porém, quando falamos em educação infantil e ensino
fundamental não podemos esquecer dos processos de desenvolvimento da criança e também
não ignorar suas fases.
Como citei acima, quando falamos em educação infantil e ensino fundamental precisamos conhecer e respeitar as fases do desenvolvimento da criança e não há como abordar esse assunto sem pensar sobre as concepções de Vygotsky. Esse autor trouxe grandes
contribuições para a área educacional e é baseada em suas teorias que a autora faz sua crítica ao processo de aquisição da escrita. Vygotsky nos mostra que o conhecimento que
adquirimos é proveniente das relações que estabelecemos com o outro. Nós nascemos com as nossas funções
biológicas básicas e é a partir dessas relações com outros indivíduos que nos
tornamos seres sociais, ou seja, passamos a fazer parte de um “grupo”.
A escola deve oferecer oportunidades para
que a criança sinta-se parte desse grupo, promovendo a interação entre as
crianças e é através dessas interações e relações que entram atividades como brincadeiras, jogos o faz-de-conta, pintura e etc. Tais atividades devem ser mediadas pelo
professor, pois, elas precisam ter propósitos e ensinar valores, por exemplo,
ao contar uma historinha o professor pode ensinar a criança que mentir e
desobedecer pode trazer conseqüências ruins. Os jogos podem ensinar a criança
que existem regras que ela deve seguir, além disso, ela deve esperar a sua vez,
e entender que nem sempre se pode ganhar.
Sendo assim, chego a conclusão de que ensinar a escrita sem fazer uma reflexão crítica é reproduzir os valores da cultura da dominação, pois ensinar, implica em repassar valores. Esse é um dos nossos desafios, criticar e colocar em prática tudo o que aprendemos com teóricos como Vygotsky e tantos outros. Outro desafio é olhar a escola como espaço fundamental para
impulsionar e estimular de maneira saudável o desenvolvimento dos conhecimentos
ainda não assimilados pelas crianças. Nós, enquanto futuros devemos buscar elementos que nos ajudem a compreender o processo e as condições de apropriação da escrita, além de estar atentos ás práticas pedagógicas e assim não reproduzir a forma mecânica
como é apresentada a escrita ás crianças.
Diferentes tipos de linguagens:
A dança e a música estimulam a percepção e desenvolve a sensibilidade, o raciocínio, a concentração, a memória a coordenação motora etc.
A dança e a música estimulam a percepção e desenvolve a sensibilidade, o raciocínio, a concentração, a memória a coordenação motora etc.
O desenho e o faz-de-conta antecedem a aquisição da escrita
É através do desenho das coisas que a criança desloca-se para o desenho das palavras. Essa transição deve ser feita de maneira natural e após esse entendimento aperfeiçoar o método da escrita
Foto retirada da internet
O faz de conta faz com que a criança desenvolva a sua imaginação e aprenda a pensar e ser criativo
Foto retirada da internet
Ao ouvir uma história a criança imagina a situação, como se estivesse lá. Em seu pensamento ela faz uma imagem mental dos personagens. Isso faz com que a criança desenvolva seu raciocínio crítico, podendo tomar cerotos exemplos em seu dia a dia.
Foto retirada da internet
O conhecimento que adquirimos é proveniente das relações que estabelecemos com os outros indivíduos.
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