Reflexão sobre o texto:
Linguagens infantis outras formas de leitura
Imagem retirada da internet
"Não há mal em alfabetizar. O perigo está nas razões pelas quais se deve alfabetizar"
O texto Educação infantil e cultura escrita, condena de maneira clara os modelos de educação que faz com que o indivíduo se acomode e se adapte as lógicas de dominação e de maneira crítica, tenta desvincular algumas concepções erradas a espeito da real função da escrita. Essas concepções com o passar do tempo continuam sendo difundidas e repetidas na área da educação e muitas vezes não nos damos conta disso. Se fizermos uma reflexão sobre a função e o objetivo da escrita, chegaremos a conclusão que, só o fato de um indivíduo saber ler e escrever não o faz estar inserido na cultura da escrita, pois ele pode estar apenas reproduzindo o que vê de maneira mecânica, sem contudo atribuir um sentido ao que esta lendo.
Destaco alguns pontos do texto que julgo ser importantes:
Quando perguntamos a alguém qual é o objetivo da escrita é comum pensar que a sua função é a comunicação, porém originalmente a escrita não tinha esse papel. A escrita servia para atender a certas necessidades de fluxo de comércio etc, sendo usada como objeto de poder. Sendo assim, as classes dominantes é que tinham acesso a escrita. Hoje a escrita exerce a função de comunicação, mas não somente isso. A escrita serve para a manutenção de normas, a reprodução de ideologias, etc.
A escrita também tinha a função de expandir a memória, ou seja, com o surgimento da escrita, surge também uma nova maneira de fixar os pensamentos, assim as informações deixaram de ser gravadas somente na memória.
Como o próprio texto nos mostra, não há mal em alfabetizar. O perigo está nas razões pelas quais se deve alfabetizar. Desta forma é apresentado duas formas alienantes. O pragmatismo pedagógico e a posição elitista conservadora. Destaco aqui o pragmatismo pedagógico que padroniza o comportamento do indivíduo de manira que ele não questione e não tenha autonomia, além de incentivar a competitividade, preparar indivíduos para o mercado de trabalho, etc.
Imagens retiradas da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário